Vitamina D e infecção por coronavírus

 No início da crise causada pelo coronavírus, principalmente no mês de janeiro surgiram boatos de que a Vitamina D poderia curar pacientes com a doença.
Isso foi rapidamente desmentido por profissionais da área de saúde.
Porém, há alguns dias foi noticiado que em estudos feitos na Itália, os pacientes mais graves tinham na sua grande maioria deficiência em Vitamina D.
Alguns alimentos são ricos em Vitamina D. Podemos citar alguns peixes, como salmão, atum e sardinha, também fígado, gema de ovo, entre outros.
A exposição ao sol é fundamental na absorção da Vitamina D. Os horários para melhor absorção estão entre 10 horas da manhã e tres horas da tarde.
A Vitamina D é importante para manter ossos e dentes saudáveis. É também associada a prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
A pergunta é: o uso nesse momento de Vitamina D pode impedir a infecção pelo COVID 19?
Na minha opinião a resposta é NÃO!
O que ocorre é que pacientes com bons níveis de Vitamina D frequentemente são mais protegidos contra as comorbidades associadas ao maior risco de complicações pelo coronavírus. Geralmente são pessoas mais ativas, expostas ao sol, bem nutridas e com alimentação adequada.
Idosos sedentários, com pouca mobilidade, doenças crônicas e pouca exposição solar acabam tendo níveis mais baixos da Vitamina D pelos fatores já expostos anteriormente.
Usar agora a Vitamina D de forma aguda como prevenção ao coronavírus não funciona.
Porém, a alimentação adequada, exercícios físicos, caminhada com exposição solar entre 10 e 15 horas, a médio prazo serão muito úteis na prevenção dessa e de outras doenças.           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É hora de se dar valor ao que realmente importa.

Covid no Brasil, 45 dias depois.