Exercícios físicos melhoram a função erétil

Conforme já mostramos na postagem anterior, fatores vasculares são fundamentais para a ereção no homem.
Fatores como tabagismo, hipertensão, diabetes entre outros diminuem o fluxo sanguíneo para os corpos cavernosos do pênis e causam impotência.
Na contramão, os exercícios físicos são um importante aliado na melhora do desempenho sexual masculino.
Quando uma pessoa pratica exercícios físicos aeróbicos regularmente ela mantém seus vasos sanguíneos mais flexíveis e até aumenta a elasticidade dos vasos. Isso permite que o sangue atinja os órgãos sexuais no fluxo necessário para a ereção.
As medicações usadas hoje em dia para melhorar a ereção estão relacionadas ao metabolismo do  óxido nítrico. Não quero me alongar na fisiologia da ereção, mas estudos mostram que exercícios físicos regulares estimulam a produção do óxido nítrico.
No ano passado foi publicado na revista Science Nordic, importante instrumento científico da Dinamarca uma revisão de 1950 trabalhos científicos publicados entre 2006 e 2016 sobre este tema. As conclusões mostram que quanto mais exercício melhor. Evidente que sempre se deve dosar a quantidade de exercícios com as condições clínicas do paciente.
O link para o trabalho citado está publicado no nosso Facebook (Romanato Urologia).
Portanto, a melhora da função sexual passa pela melhora das condições físicas do indivíduo e muito pode ser feito pelo próprio paciente através de escolhas adequadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É hora de se dar valor ao que realmente importa.

Covid no Brasil, 45 dias depois.

Vitamina D e infecção por coronavírus